Nùcleo de Teatro de Rua ELT

Wednesday, April 26, 2006

A essência do teatro de rua no ônibus-palco do Grupo Viramundos

O Grupo Viramundos, da Universidade de Passo Fundo (UPF), vem trabalhando desde 2000 em espaços cênicos que são a rua e seus ambientes. Com propostas estéticas, o teatro de rua trabalha como disseminador da arte cênica em qualquer ambiente, tornando-o dinâmico para a sua realização.

Téspis, na Grécia Antiga, sobre sua carroça, a "commedia dell'arte" do Renascimento Italiano em seus tablados itinerantes de praça em praça, de aldeia em aldeia, são exemplos citados como provas de que o teatro é legitimamente originário dos espaços abertos e das ruas.

O ônibus-palco do Grupo Viramundos apresenta os seus espetáculos de forma interativa, inserindo todo o tipo de público na cultura brasileira, gaúcha e literária, viajando por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Este ano, o Grupo Viramundos realizou 89 apresentações de "Timbre de Galo" e "Fantoches", com um público estimado em 68 mil espectadores. E é esse público que transforma o teatro numa verdadeira arte interativa.

Assim, criam-se espaços cênicos poéticos nas ruas ou sob tetos escolhidos e transformados, que se montam e que se desmontam, uma invenção de espaços, de arquiteturas móveis, voláteis e efêmeras, sem fixidez; a poética de teatros sem teto, ou de tetos provisórios, ampliando o significado de cada espetáculo. A proposta é uma espécie de aventura teatral nômade.

O trabalho teatral do Grupo Viramundos conserva esta marca nômade de expressão, de legitimidade popular, agregando as pessoas em torno de seu ônibus-palco. Pouco importa o lugar desde que os que se juntam tenham a vontade de ouvir a força da vida dramática de cada ator e do espetáculo.

A representação teatral em um lugar da cidade cujo espaço cênico não se cerra, inclui a paisagem urbana, realiza uma apropriação teatral da silhueta da cidade criando infinitas possibilidades expressivas. Essa essência do teatro de rua o Grupo Viramundos carrega na bagagem do seu ônibus-palco que vai pelos mais longínquos lugares, apresentando vários espetáculos desde a sua criação.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home